Oradores convidados
Orador principal
Temos a honra de contar com Ali Madanipour como orador principal da conferência.
Ali Madanipour é Professor Catedrático na Universidade de Newcastle. A sua investigação tem explorado os processos que moldam o espaço urbano e as suas implicações em grupos sociais desfavorecidos e no ambiente. O seu trabalho recente tem-se focado na temporalidade urbana (Cities in Time, 2017, Bloomsbury), na teoria do planeamento (Handbook of Planning Theory, 2018, Routledge) e na justiça espacial (Relocal.eu, 2016-21), e o espaço público (Rethinking Public Space, 2023, Elgar).
Sessão 1 - Promover Transições Urbanas para Ambientes Sustentáveis e Resilientes ao Clima
Ana Monteiro
Ana Monteiro é Professora Catedrática no Departamento de Geografia da Universidade do Porto (UP), membro do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e membro nomeado da Academia de Ciências de Lisboa. Foi Diretora e Vice-diretora da FLUP, representante nacional em várias Cost Actions e avaliadora no 7FP e H2020, FCT e agências semelhantes no exterior. Tem atuado como presidente e membro da A3ES. Ensina e investiga desde 1983 nas áreas de climatologia urbana, bioclimatologia, agroclimatologia, poluição atmosférica, ordenamento urbano, entre outros, procurando, sempre que possível, transferir os resultados da sua investigação para a sociedade, como expresso em mais de 17 livros e capítulos de livros publicados, mais de 200 artigos em revistas e atas de conferências nacionais e internacionais. Orienteou ou co-orientou mais de 60 estudantes de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado, tanto no país como no estrangeiro. Nos últimos anos, Ana Monteiro coordenou a dimensão Climática do Plano Estratégico para a Área Metropolitana do Porto, a revisão do Plano Diretor Municipal do Porto (dimensão de clima urbano, ar, água, solo e ruído), o Plano de Adaptação aos Riscos Climáticos da Área Metropolitana do Porto, o Plano de Zoneamento Climático de Vila Nova de Gaia, o Plano de Conforto Bioclimático das árvores de rua do Porto e a Ferramenta de Índice Ambiental para o Plano Diretor Municipal do Porto.
Jorge Cardoso Gonçalves
Jorge Cardoso Gonçalves é Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e Gestor de Inovação e Formação da LIS-Water. Doutorado em Engenharia Civil – Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (FEUP), tem formação em Gestão pela Porto Business School e frequentou os Programas Avançados de Gestão de Serviços de Águas e Resíduos. Autor e coautor em diversos trabalhos na área de Hidráulica, desempenhou funções de projetista, investigador, gestor operacional e consultor de engenharia. É Partner da empresa Water Services Consulting and Management, Lda.
Mariana Sardoeira
Mariana Sardoeira é Diretora Associada do LJ-Group em Portugal. Formou-se em Arquitetura pela Universidade de Arquitetura e Artes do Porto em 2004. Apaixonou-se pelo paisagismo em 2012, quando viveu e trabalhou no Rio de Janeiro. Aí teve a oportunidade de participar numa grande variedade de projetos, desde pequenas residências até grandes empreendimentos de luxo, ajudando-a a desenvolver um conhecimento profundo na área do paisagismo. Em 2018, já de regresso a Portugal, foi convidada por Pedro Pedalino a juntar-se novamente ao LJ-Group, assumindo o papel de sócio estratégico para desenvolver a marca em Portugal.
Sara Cruz
Professora Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Investigadora do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA). A sua investigação centra-se na no estudo do espaço urbano e os processos que o moldam, o seu significado social e psicológico, significados e valores dos espaços públicos, agentes de mudança urbana, e implicações das mudanças urbanas para as comunidades (e certos grupos vulneráveis) e para o ambiente, além da transformação dos espaços no âmbito da resiliência climática. Tem estado envolvida em vários projetos de investigação, europeus e nacionais, relacionados com temas, tais como: transformação dos espaços urbanos para a adaptação climática, políticas urbanas para cidades resilientes, ciência cidadã para a resiliência urbana, metabolismo urbano sustentável, privatização dos espaços públicos, impacto de condomínios fechados, planeamento e envelhecimento activo, e melhoria da implementação da avaliação do impacto ambiental.
Teresa Fidélis
Professora Associada com Agregação Ciências e Engenharia do Ambiente (especialização em Planeamento e Governação Ambiental) no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e investigadora integrada na Unidade de Investigação sobre Governação, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP). É doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente (UA, PT), Master of Philosophy em Planeamento Regional e Urbano (UM, UK) e Licenciada em Planeamento Urbano e Regional (UA, PT). Leciona Planeamento Ambiental, Avaliação de Impacte Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica, e Instrumentos de Política Pública no domínio ambiental e riscos em cursos de Mestrado e Doutoramento. Tem uma sólida experiência em publicações científicas e na supervisão de teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Tem integrado vários projetos internacionais de investigação sobre planeamento e governação da água, uso do solo e soluções baseadas na natureza. Tem coordenado ou integrado equipas de planos regionais de ordenamento do território, planos de gestão de bacias hidrográficas, planos ambientais e agendas 21 locais, avaliações ambientais estratégicas. Tem também experiência efetiva em governação ambiental como Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Centro, IP., Presidente do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA., membro do Conselho Diretivo e Diretora Regional do Centro, do Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas, IP.
Sessão 2 - Promover Transições Urbanas com Transportes Integrados
Arminda Almeida
Arminda Almeida é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEC-FCTUC), Coordenadora do Laboratório de Infraestruturas de Transportes do DEC-FCTUC e Investigadora do CITTA. A sua investigação tem explorado a sustentabilidade dos pavimentos rodoviários. É membro de Comissões Técnicas de normalização no âmbito dos materiais de pavimentação e do RILEM onde participa nas seguintes Comissões Técnicas 308-PAR (Performance-based Asphalt Recycling), APD (Alternative Paving Materials - Design and Performance) e APD (Alternative Paving Materials – Sustainability).
Jorge Freire de Sousa
Jorge Freire de Sousa é Professor Associado aposentado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Investigador Sénior do INESC TEC. Inicialmente, a sua investigação incidiu sobretudo no apoio à decisão no âmbito do planeamento e gestão operacional do transporte público e em políticas de substituição de veículos. Foi membro do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto durante mais de dez anos, entre 1998 e 2012. O seu trabalho mais recente tem-se focado na definição de estratégias empresariais em transportes e na participação dos cidadãos na definição de políticas de mobilidade urbana.
Luís Filipe Teixeira
Licenciado em Engª Civil, pela Faculdade de Engenharia Civil do Porto em 1996, com pós-graduação em Engenharia Civil na área de Especialização em Materiais e Reabilitação de Construção, pela Universidade do Minho, 2007, estando neste momento a frequentar a pós-graduação em Mobilidade do Futuro do ISCTE. Atualmente, exerce funções como Chefe da Divisão de Mobilidade Transportes, no Município de Vila Nova de Gaia.
Sandra Melo
Sandra Melo é Coordenadora de I&D em Mobilidade no CEiiA, com vasta experiência no desenho e avaliação de soluções de mobilidade. Tem sido responsável pela coordenação de projetos internacionais, tanto na academia quanto na indústria, e como formadora em transporte sustentável. Ao longo do seu percurso profissional tem aliado o conhecimento científico ao desenho de produtos e serviços na indústria do sector.
Sessão 3 - Promover Transições Urbanas para a Governança Transformativa e a Justiça Socio-espacial
Fátima Loureiro de Matos
Fátima Loureiro de Matos, é Licenciada em Geografia e Doutorada em Geografia Humana, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), sendo atualmente professora auxiliar desta Faculdade e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). É membro da European Network for Housing Research, da Urban Commission-Urban Challenges in a Complex World da International Geographical Union e da Rede H- Rede Nacional de Estudos sobre Habitação. Desenvolve investigação, docência e orientação de estudantes nas áreas de Política Habitacional, Habitação Social, Habitação e Qualidade de Vida, Geografia da População e Vulnerabilidade Social, áreas onde também se inserem as suas publicações.
Joana Lages
Arquitecta, investigadora urbana, co-fundadora da Associação Mulheres na Arquitectura. É licenciada em Arquitectura (2003) pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e Mestre em Arquitectura (2009). Em 2017 termina a tese de Doutoramento em Urbanismo centrada nos desafios das intervenções urbanas sobre lugares auto-construídos na procura de justiça espacial. Desde 2020, é investigadora integrada no DINÂMIA'CET - ISCTE. A sua investigação cruza a Arquitectura e as Ciências Sociais, investigação-ação e projectos participativos. Os seus principais temas de interesse são a precariedade habitacional, o direito à habitação e a desigualdade espacial. Desde 2022 é Investigadora Principal do projecto 'Care(4)Housing - A care through design approach to address housing precarity in Portugal’, financiado pela FCT.
Paulo Conceição
Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, investigador do CITTA e coordenador do grupo de investigação Governance, Public policies and Housing (GPH). A sua investigação centra-se na governança urbana, na avaliação de políticas públicas e nos sistemas e políticas de habitação, com especial atenção para as questões das dinâmicas institucionais e articulações escalares, dos processos de aprendizagem colectiva e das metodologias de avaliação de capacidades transformadoras.
Vinicius M. Netto
Vinicius M. Netto é Investigador Principal no Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente da Universidade do Porto, Portugal (CITTA | FEUP). Doutorado em Advanced Architectural Studies (The Bartlett, University College London, UCL) e investigador visitante no Center for Urban Science and Progress, New York University (CUSP NYU), é autor do livro The Social Fabric of Cities (Routledge) e mais de 100 artigos e capítulos. Seu trabalho aborda as cidades como redes de informação, cooperação e segregação.